Orquídeas Dendrobium

As orquídeas do gênero Dendrobium são umas das mais populares dessas magnificas plantas. A característica que mais chama a atenção é o fato de apresentarem várias e vistosas flores pequenas no mesmo ramo. Pertencem a esse gênero aproximadamente 1.200 espécies, ou seja, há Dendrobium para todos os gostos.

Se você é um fã, vai gostar de saber que essa orquídea faz parte de nosso variado catálogo. Porém, se nunca viu ou se interessou pelo assunto, leia este artigo até o final e depois venha até a Tsuji Flores para conhecê-las. Temos certeza que também vai viram fã das orquídeas Dendrobium.

CARACTERÍSTICAS DAS ORQUÍDEAS DENDROBIUM

Vamos começar decifrando a palavra Dendrobium que resulta da união de duas palavras gregas: dendron que significa “árvore” e bios que significa “vida”. Refere-se ao fato dessas plantas viverem apoiadas em uma árvore sem retirar dela nenhum nutriente e sem ter contato com o solo (relação de epifitismo). Podemos dizer que são “inquilinas” das árvores.

As numerosas flores, que se originam de caules roliços e segmentados, são de diversos tamanhos, formatos e cores, apresentando, em geral, um miolo mais escuro que as pétalas. Elas podem crescer até 40 cm de altura e seguem os seguintes ciclos:

  • Floração – do inverno até a primavera
  • Crescimento – do verão até o outono. Nesta fase aparece a muda ou keiki.
  • Dormência – do final de outono até o inverno, quando ocorre o crescimento das raízes e as folhas param de crescer.

As orquídeas Dendrobium não precisam de solo. Elas obtêm seus nutrientes do ar e da umidade, daí poderem viver em árvores.

Aqui no Brasil os Dendrobium são plantas decorativas, porém na medicina chinesa são utilizadas como medicamento. Por exemplo, o Dendrobium nobile, também conhecida como Olhos de Boneca, é uma das 50 ervas fundamentais utilizadas lá.

CULTIVO DAS ORQUÍDEAS DENDROBIUM

Onde e como cultivar as orquídeas Dendrobium? Saiba que essa é uma das orquídeas mais fáceis de ter e cuidar, ideais para quem está começando a vida de jardineiro.

Apesar do significado do nome Dendrobium estar ligado às árvores, você também pode plantá-las em vasos. Essas orquídeas não gostam de serem movidas, então escolha com carinho onde irão morar definitivamente.

Plantando em vasos

Escolha vasos menores e com furos largos no fundo para que as raízes se desenvolvam plenamente, pois com muito espaço elas ficam muito úmidas e apodrecem. Demoram de 3 a 5 meses para se adaptarem ao novo vaso, então tenha paciência que você será recompensado.

No fundo do vaso coloque pedrinhas, carvão ou cascas de pinheiros para favorecer a drenagem. Como substrato utilize uma mistura de areia com húmus de minhoca na mesma proporção e também musgo esfagno ou flocos de coco. O importante é resultar em um solo macio e drenável.

A boa noticia é que adquirindo sua orquídea Dendrobium aqui na Tsuji Flores, ela já estará perfeitamente plantada em belo vaso ou cachepô. É só levar e curtir!

Plantando em árvores

Escolha um tronco extenso e rugoso para facilitar na fixação do seu Dendrobium e que esteja em uma posição cercada de galhos e folhas. Garanta que a luz do sol não incida diretamente na planta.

Fixe a orquídea à árvore usando tiras de nylon, cordas ou redes, mas sem apertar demais para permitir que as raízes respirem.

CUIDADOS BÁSICOS COM AS ORQUÍDEAS DENDROBIUM

Rega

Geralmente as orquídeas Dendrobium necessitam de rega duas vezes por semana, mas isso varia dependendo de onde está plantada.

  • Em árvore

Você deve regá-la todos os dias com muita água, exceto em dias de chuva, evidentemente.

  • Em vaso

Nesse caso siga a dica da Ângela, proprietária da Tsuji Flores e utilize a “regra do dedinho” para determinar se está na hora de regar ou não:

  • Coloque o seu dedo no substrato;
    • Se estiver úmido, verifique no dia seguinte;
    • Se estiver seco, então regue sua orquídea Dendrobium.

Luminosidade

Coloque-as em áreas bem iluminadas, não necessariamente expostas à luz direta do sol.

Poda

Remova qualquer caule (pseudobulbo) morto ou doente para evitar que a doença se espalhe. Depois que a planta florescer, você pode cortar a haste floral acima do nó onde a primeira flor apareceu.

Replante

Quando plantadas em vasos, as orquídeas Dendrobium precisam ser replantadas a cada 2 ou 3 anos ou quando o vaso se tornar pequeno demais. O melhor momento é após a floração, quando a planta inicia um novo ciclo de crescimento.

Agora que você foi apresentado às orquídeas Dendrobium que tal adquirir uma e desfrutar de sua beleza? Estamos te aguardando aqui na loja da Tsuji Flores em São José dos Campos.

Vitor Ribeiro

Copywriter e Jornalista